Jateamento abrasivo

Um dos processos industriais mais utilizados por profissionais é o jateamento abrasivo. Esse método pode ser aplicado tanto para a limpeza de peças como também para a remoção de pintura e ferrugem em metais, cerâmicas, concretos e muitos outros materiais. Nesse artigo, explicaremos um pouco mais sobre como funciona e também quais são os principais equipamentos utilizados.

O que é jateamento abrasivo?

Esse processo se trata de um dos mais eficazes na limpeza de superfícies, removendo camadas de impurezas como poeira, cascas de fundição, regiões oxidadas e tintas envelhecidas. É muito empregado especialmente em diferentes indústrias como da construção, fundição, mineração e metalmecânica.
Consiste em repelir um fluxo de material abrasivo a frio e a alta velocidade contra a superfície a ser limpa, eliminando assim todas as impurezas e tornando-a mais rugosa, possibilitando a ancoragem do revestimento.
Dessa maneira, se criam condições mais adequadas para uma boa aderência do material, fundamental para uma maior fixação da proteção anticorrosiva e da tinta a ser aplicada de fundo.

Exemplos do antes e depois de um jateamento

Principais abrasivos para jateamento

  • Abrasivos metálicos: chamados de Granalha de Aço.
  • Abrasivos não-metálicos: subdivididos sobre:
  • Minerais: areia de sílica, granada, dolomite e olivina;
  • Sintéticos: carboneto de silício, níquel e ferro, óxido de alumínio e contas de vidro;
  • Orgânicos: caroços de azeitona, caroços de cereja, cascas de nozes;
  • Outros: gelo seco, plástico granulado ou bicarbonato de sódio.
Previous